sexta-feira, 6 de janeiro de 2017
No Glicério, antiga vila operária se transforma em sala de aula
No Glicério, antiga vila operária se transforma em sala de aula
06/07/2016 COMUNIDADE - ESCOLA - ESPAÇO PÚBLICO
Danilo Mekari
Bastou atravessar uma rua para os alunos da EMEF Duque de Caxias verem sua rotina escolar completamente modificada. Ao ultrapassarem os muros da escola e chegarem à Vila Suíça, cerca de 30 estudantes dos quartos, quintos e sextos anos puderam conhecer um pouco mais sobre a história do bairro e da cidade que diariamente os cerca.
A rua atravessada, aliás, é nomeada dos Estudantes, e está localizada no Glicério, bairro central de São Paulo que, após anos de decadência e descaso público, vê brotar um movimento popular que aposta na presença de crianças e jovens em suas vias e espaços públicos como uma maneira de rearticular a comunidade local.
E foi justamente essa articulação comunitária a responsável por dar novas cores à região. Pintaram paredes e muros, promoveram cortejos infantis, levaram crianças à rua e perguntaram quais eram suas opiniões. Hoje, as paredes da Vila Suíça estão lotadas de grafites, assim como o próprio asfalto. Segundo os moradores, isso mudou drasticamente o uso do espaço.
Na EMEF Duque de Caxias, na região central de Sâo Paulo, aula de geografia é ministrada na Vila Suíça, antigo reduto operário erguido em 1910.Vila Suíça foi erguida em 1910.Danilo Mekari
Leia mais sobre o Glicério
+ As crianças do Glicério têm um Cortejo pra chamar de seu
+ No caminho da escola, crianças redesenham o viaduto do Glicério
+ Publicação traz visão das crianças sobre bairro do centro de São Paulo
“Isso aqui é uma aula pública”, anunciou Paulo Roberto Magalhães, professor de geografia da escola. “E aulas públicas são aquelas em que a comunidade pode participar.” O docente, responsável pela ação, pendurou um mapa estadual de São Paulo na parede, pediu para os alunos sentarem no chão e fez um panorama histórico da construção do bairro e, mais especificamente, da Vila Suíça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!