Hoje segundo momento do encerramento do projeto FabLab mapas em folha de compensado, montando o quebra-cabecas em sala de aula..todo o trabalho foi feito pelos próprios alunos.
EMEF Duque de Caxias.
Projeto tem como objetivo explorar conceitos de cartografia por meio da confecção de mapas em impressora laser.
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, percorrem o território central da cidade para construir conhecimento sobre Cartografia por meio de aulas expandidas. Desta vez, eles estão frequentando o laboratório de criatividade Fab Lab Livre SP, situado na Galeria Olido, para a construção de mapas em madeira compensada.
O uso do laboratório de criatividade tem sido promovido pelo Professor de Geografia, Paulo Magalhães, com os alunos dos 7º anos, e tem como objetivo trabalhar a ideia de proporção geográfica, levando em consideração o tamanho do bairro, da cidade, do estado e do país. As aprendizagens acontecem, inicialmente, na sala de aula e seguem durante todo o trajeto, que vai desde o bairro do Glicério – onde fica localizada a escola – até à Galeria, que fica localizada na famosa Avenida São João.
O trajeto é percorrido em uma caminhada com cerca de dois quilômetros. Para chegar até o laboratório, os alunos passam pelo bairro da Liberdade, Praça da Sé, Prefeitura de São Paulo e Vale do Anhangabaú, até encontrar, o histórico prédio da Galeria Olido. A cada esquina, muito aprendizado.
Com os conceitos sobre cartografia já iniciados em sala de aula, os alunos participam de oficinas com profissionais do laboratório e depois fizeram duas aulas práticas. O corte a laser dos mapas em madeira compensada já está pronto e foi entregue nesse dia para os alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!