terça-feira, 17 de novembro de 2020

PROJETO AULA PÚBLICA | O projeto "Aula Pública, é um dos vencedores do Prêmio ALPHA LUMEN - Internacional | PROFESSOR PAULO MAGALHÃES

     O projeto "Aula Pública, é um dos vencedores do Prêmio  ALPHA LUMEN - Internacional. Viviane Mosé, poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas,  parabeniza a todos educadores da Emef Duque de Caxias pelo projeto "Como inovar em sala de aula". Paulo Magalhaes.



Resumo:

    Os motivos que levaram-me
a realizar o projeto foi poder acreditar no serviço público e ter a certeza que podemos aprimorar o atendimento aos nossos alunos e que a transformação se passa pela educação. Há muitos anos tenho me posicionado e lutado pela melhoria da escola pública sempre tendo como base o pensamento de Paulo Freire, enxerguei ali uma forma de apropriação do espaço que abre a brecha para que os alunos se reconheçam como sujeitos ativos no processo histórico. As aulas públicas são uma forma de resistência contra as tentativas de apagamento da história e dos moradores do Glicério. O projeto foi apresentado em uma conferência pelo prof Paulo Magalhaes para vários educadores, com a presença da filósofa Viviane Mosé que declarou o projeto como um dos vencedores, enaltecendo o trabalho  de todos os professores da nossa Emef Duque de Caxias.

    Sobre o prêmio!  Prêmio Alpha Lumen de Criatividade na Educação tem a sua primeira edição criada em 2020, pelo Instituto Alpha Lumen, ONG de Impacto Social, para reconhecer e valorizar iniciativas pedagógicas e socioemocionais idealizadas por educadores e orientadores pedagógicos da Educação Básica de escolas públicas ou filantrópicas de acesso público em todo o país e também dos países lusófonos pertencentes à CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.

    Durante a premiação, Viviane Mosé e Edgar Moran preferiam palestra sobre a Educação Transformadora  tudo online.  Mas uma vez a Emef Duque de Caxias representada pelo professor Paulo Magalhaes, demonstra seu compromisso com a valorização das iniciativas pedagógicas  idealizadas por nos da Emef Duque de Caxias-DRE Ipiranga (SME)

    O projeto Como inovar em sala de aula, tem como pano de fundo os problemas do bairro onde o aluno reside, através das aulas públicas, e tem ajudado nas ações educacionais em nossa escola.

    Esse projeto nasceu da necessidade de integrar alunos com o currículo da cidade, que propõe o direito à educação que implica a garantia das condições e oportunidades necessárias para que os alunos tenham acesso a uma formação indispensável para a sua realização pessoal, para a vida produtiva e exercício da cidadania. Nessa atividade trabalhamos a questão da moradia na cidade de São Paulo, e especificamente no Glicério, já víamos com uma bagagem de pesquisa e visitas a alguns locais como cortiços, ocupações irregulares e pensões próximas da Praça da Sé, sempre acompanhados com alunos.

Agradeço a todos professores que diretamente ou indiretamente contribuíram para a realização do mesmo  em especial aos alunos que hoje estão nos 6 anos (A, B e C) e os alunos do 5 anos( A, B e C) e seus respectivos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!