DRE IPIRANGA DIPED CEFAI
DE 23
A 27 DE SETEMBRO 2019
UNIDADE:
EMEF DUQUE DE CAXIAS
RESPONSÁVEIS:
Mariana R. Vigliar (PAEE), coordenadora pedagógica, professores e professoras
regente
Registro das atividades/ações/fotos
Durante a semana que antecedeu a
semana da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, foram
disponibilizados os materiais enviados pelo CEFAI no email dos professores e
professoras da EMEF para debate, possibilitando discussão orientada pela PAEE no
grupo I da JEIF.
Ao longo da semana da Educação
Especial, diversas atividades foram desenvolvidas com propostas direcionadas à
inclusão das pessoas com deficiência, na tentativa de dar maior visibilidade à
questão e ampliar as discussões. Concomitante a esse evento, a EMEF desenvolvia
com afinco projetos sobre o “Setembro Amarelo”, já que essa também é uma
questão emergente na escola, permitindo a busca de pontos comuns sobre os temas.
Essa simultaneidade dificultou a organização já planejada anteriormente.
Acredito ser necessário planejar com mais tempo essa semana, para que possa
haver maior engajamento, não apenas com atividades pontuais, mas na escola como
um todo.
Seguem abaixo as atividades
desenvolvidas com uma sucinta descrição e as turmas participantes.
Exibição de curtas em JEIF (Profª Mariana, Fabiane e Helio)
Foram exibidos dois curtas em JEIF,
tendo como ponto principal a discussão e reflexão sobre a invisibilidade de
algumas crianças com deficiência na escola e sobre o caminho que devemos e
podemos percorrer para que a inclusão aconteça de fato em todos os espaços e
tempos da escola. Concomitante foi proposta a reflexão acerca das diferenças de
aprendizado e comportamento de cada criança inserida no espaço escolar e do
respeito a essas diferenças, sempre salientando a igualdade de direitos.
Curtas: “Ex-Et- Jury´s Prize at Annecy” e
“Ian – A moving story”
Leitura de texto em JEIF (coord Fabiane e Helio)
Os coordenadores pedagógicos selecionaram o texto “Flexibilizações vs. Adaptações curriculares: como incluir alunos com deficiência intelectual” para leitura e discussão em JEIF. Após leitura coletiva e discussões, foram feitas as propostas de planejamento de atividades adaptadas e de socialização de práticas desenvolvidas em sala de aula em que ocorrem essas adaptações.
Exibição do curta “Por que Heloisa?” (1º ao 4º ano - Profª Mariana)
O curta “Por que Heloísa?”
foi passado para todas as turmas do 1º ao 4º ano.
A atividade foi iniciada
com a apresentação da Profª Mariana (PAEE) contando um pouco sobre seu trabalho
em SRM e explicando um pouco sobre as deficiências. Após a exibição do curta as
crianças foram convidadas a refletir sobre as dificuldades de Heloísa e de sua
família acerca das barreiras arquitetônicas, de aprendizagem e de convívio
social. A atividade foi finalizada com questionamentos das crianças e com a
proposta de reconhecimento e aceitação das diferenças entre todas as pessoas,
salientando a importância também do reconhecimento da igualdade de direitos.
Exibição de vídeo e atividade com venda (5º ao 9º ano - Profº Reginaldo)
Reginaldo, professor da sala de
leitura exibiu o vídeo “Indo na casa da vovó”, que mostra um pouco do dia a dia
de Miguel, uma criança com deficiência visual. Foi feita uma roda de conversa
visando abordar o tema deficiência e inclusão. Após a roda de conversa as
turmas foram convidadas a participarem da atividade, alguns como pessoas com
deficiência visual (utilizando uma venda) e outros como guias, dando as
coordenadas para um percurso definido.
Para concluir a atividade o professor
solicitou relato das experiências vivenciadas durante a atividade.
Educação física adaptada (Profª Evelyn e Manoel)
A professora Evelyn, com
o auxílio do professor Manoel, ambos professores de Educação Física, fizeram
propostas em suas aulas de esportes adaptados. Nas turmas fotografadas a
professora trabalhou com vôlei sentado. Na sala de Vitor, aluno com distrofia
muscular de Duchenne, a atividade foi feita utilizando cadeiras para que todos
ficassem com a mesma altura, nas outras os alunos e alunas ficaram sentados no
chão com a instrução de não movimentarem as pernas, somente os braços.
Ao final das atividades
a professora falou sobre a inclusão e pediu que relatassem as dificuldades e
experiências vivenciadas.
Pintura com boca e pés (3ºB - Profª Adelia e Sara)
A
atividade teve início com a exibição de um vídeo sobre pintura com os pés e as
mãos na sala de informática com a professora Sara. Para o segundo momento, a
professora Adelia havia deixado a sala de aula preparada para receber as
crianças e iniciar a atividade.
As
crianças se revezaram entre pintura com os pés e com a boca, para que todas
experenciassem ambas as propostas. Para concluir as crianças relataram a
diversão da atividade, mas se mostraram bastante sensibilizadas com o vídeo e
com as discussões.
Confecção de amarelinha sensorial (4ºC – Profª Thais)
A professora conversou
com as crianças sobre atividades sensoriais e propôs a confecção coletiva de
uma amarelinha sensorial. Após a confecção e uso da amarelinha pelas crianças
da sala, a mesma foi doada para a SRM.
Corpo humano (5ºC - Profª Regina)
A professora propôs uma discussão
sobre aceitação das diferenças (físicas e sensoriais) a partir do estudo do
corpo humano.
Oficina de Libras (5ºD - Profª Aline)
A professora Aline
propôs uma oficina de Libras apresentando o alfabeto e utilizando-o para
estabelecer comunicação entre as crianças.
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