sábado, 12 de outubro de 2019

PROJETO: SETEMBRO AMARELO


Coordenadora Pedagógica Fabiane De Paula Silva Finzsch
  Professor de Sala de Leitura Reginaldo Viana De Castro


Este projeto foi desenvolvido com diversas turmas, com o intuito de conscientizar sobre os últimos levantamentos, de acordo com as notícias constantes e do aumento dos casos de depressão e suicídio.
A depressão foi considerada o mal do século pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aonde mais de 450 milhões de pessoas de todas as idades são afetadas pela doença, e esses números vêm crescendo a cada dia.
Um levantamento feito pelo jornal O Estado de SP, em 2014, mostrou que, em 16 anos, o número de mortes relacionadas à depressão cresceu 705% no Brasil. Nas crianças entre 6 e 12 anos passou de 4,5% para 8% nos últimos 10 anos.

RESUMO: Foi trabalhado com todas as turmas a parte teórica, os dados no Brasil e no mundo, os problemas encontrados no ambiente escolar como o bullying, a desestruturação familiar, as vulnerabilidades da região aonde a escola encontra-se inserida e da situação da cidade, do país e do mundo, os tipos de depressão como: hereditária, reativa e secundária, a depressão como uma nova doença da era digital tecnológica, a falta das relações humanas, a cobrança pela competitividade do mercado de trabalho e das exigências por ser o melhor a qualquer custo, as síndromes, o pensamento acelerado, o desinteresse por atividades sociais, o desenvolvimento de fobias, os distúrbios, os caminhos para se buscar a ajuda necessária, as diversas formas de tratamento e alternativas, as formas de se evitar a tristeza profunda, a depressão e consecutivamente e o suicídio entre outros.
Além da roda de conversa, momentos de troca de experiências e outros foram apresentados alguns vídeos explicativos como: Como identificar sintomas de depressão em jovens -  http://g1.globo.com/pernambuco/ne1/videos/t/edicoes/v/setembro-amarelo-psicologo-explica-como-identificar-sintomas-de-depressao-em-jovens/7896420/

Setembro Amarelo e a campanha de alerta e prevenção a vida

Entre outros, no final da parte teórica, rodas de conversas, momentos de reflexão, foram passadas orientações de apoio e ajuda e os alunos puderam apresentar seus sentimentos e emoções através de algumas dinâmicas e atividades de respostas de questionários.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!