terça-feira, 21 de maio de 2019

Movimento Maker: estudantes da EMEF Duque de Caxias fazem oficinas no FabLab Olido.

Estudantes aprendem a utilizar a impressora 3D.
Com o objetivo de levar o Movimento Maker para a unidade escolar, a professora Janaína Monteiro, de Informática Educativa, em parceria com os educadores do FabLab Olido, organizou para os sábados de reposições de aulas (referente a greve dos servidores municipais), oficinas com a cortadora laser e a impressora 3D. 

Em suas aulas, ela apresentou para os estudantes o site do FabLab, e as possibilidades de desenvolver projetos em parceria, inclusive para o TCA, no caso do ciclo autoral.
Os estudantes aprendendo a programar a cortadora laser.

Os estudantes aprendendo a executar a programação na cortadora laser
Envolvendo os estudantes do 6º ao 9º ano, as oficinas são para turmas de no máximo 15 estudantes, que levantam cedo para  ir na caminhada (cerca de 30 minutos da escola) até a Av. São João, na Galeria Olido, região central de São Paulo, das 9h as 13h.
O professor Diego, de Ciências, aceitou o convite para acompanhar as turmas junto com a professora de Informática e, oficinas serão ministradas pelos educadores Thais e Gustavo do FabLab Olido.

Estudantes dos 7ºs anos ABCD, mostrando o produto final: um chaveiro personalizado.
Nas primeiras oficinas os estudantes aprenderam a desenhar algo simples (criar um chaveiro com nome gravado), utilizando 2 softwares de desenho, sendo um deles em 3D, e transformar os desenhos numa linguagem de programação, programando a cortadora laser e a impressora 3D.
As oficinas ocorrerão em maio e junho e a proposta é que no segundo semestre as turmas possam fazer um projeto mais elaborado e a médio prazo. 

Professor Diego, educador  Gustavo, estudante Emilli do 9ºano, a professora Janaína e o estudante Youssef do 8º ano.


Para saber mais sobre o FabLab, acessem o site: http://www.fablablivresp.art.br/.]



Um comentário:

  1. Parabéns galera! Obrigado professora Janaina e professor Diego pela dedicação e iniciativa.

    ResponderExcluir

Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!