quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Seqüência Didática – O Tangram - Professora – Maria Ivani dos Santos. 2º ano – A. Ensino Fundamental I



Área de estudo – Matemática /Língua Portuguesa / Artes/ Informática.

Tema- Geometria.

  • Objetivos – Reconhecer figuras geométricas através das peças do tangram.
                - Criar figuras geométricas utilizando as peças do Tangram.

  • Recursos utilizados – Folha imprensa com as partes do Tangram.
                                 - Livro de poesia.
                                 - Sala de informática. 
  • Conteúdos – Leitura Lenda do Tangram.
                  - Leitura Poesia – Caixinha Mágica.
                  - Elaboração de um livro da turma. 

  • Avaliação – Habilidade de reconhecer figuras geométricas.
                 - Usar a criatividade formando figuras através das peças do Tangram.

1º aula.
Leitura da história sobre a lenda do Tangram.
Pintura das peças do Tangram.
 Manuseio das peças do Tangram de forma aleatória, criando figuras.



2º aula. Interpretando as peças do Tangram.
Quais as formas geométricas encontradas no Tangram?
 Criação e observação de desenhos a partir das peças do Tangram.
Organização de figuras através das peças do Tangram.
Conhecendo as peças do Tangram.

 






3º aula. Construção de um cartaz com a nomenclatura de cada peça do Tangram.
Montagem novamente o quadrado com as peças do Tangram.
Caça Tangram.
 Localização das peças do Tangram entre outras figuras geométricas.



Criando figuras com as peças do Tangram.



Encontre e pinte as peças do Tangram entre as figuras geométricas.


4º aula. Sala de informática.
Construção figuras geométricas a partir das peças do Tangram.
Sala de Informática. Brincando e aprendendo


Criando figuras a partir das peças do Tangram.




5º aula. Leitura. História – Caixinha Mágica (Roseana Murray).

CAIXINHA MÁGICA


Fabrico uma caixa mágica
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol,
o amarelo que sobra
do girassol,
um suspiro de beija-flor,
invisíveis lágrimas de amor.

Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.

O que é que você quer
esconder na minha caixa?

Após a leitura criação de algo que gostariam de esconder na Caixinha Mágica.

6º aula. Elaboração do livro do Tangram.
O livro deve conter.
- A Lenda do Tangram.
- Desenho aleatório com as peças do Tangram.
- Poema da Roseana Murray.
- Caça tangram.
- Figuras sobre o que gostariam de esconder na caixa
- Nossos momentos.

 O que você quer guardar na Caixinha Mágica?



Fonte de Pesquisa : issuu.com/heribertohulse/docs
 Professora – Rosane Bastos.



2 comentários:

  1. Excelente sugestão! Gostei muito das possibilidades!!! Parabéns Professora Maria Ivani!!!

    ResponderExcluir

Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!