Área de estudo – Matemática /Língua Portuguesa / Artes/
Informática.
Tema- Geometria.
- Objetivos – Reconhecer figuras geométricas através das peças do tangram.
-
Criar figuras geométricas utilizando as peças do Tangram.
- Recursos utilizados – Folha imprensa com as partes do Tangram.
- Livro de
poesia.
- Sala de
informática.
- Conteúdos – Leitura Lenda do Tangram.
-
Leitura Poesia – Caixinha Mágica.
-
Elaboração de um livro da turma.
- Avaliação – Habilidade de reconhecer figuras geométricas.
- Usar a criatividade formando figuras através
das peças do Tangram.
1º aula.
Leitura da história sobre a lenda do Tangram.
Pintura das peças do Tangram.
Manuseio das peças do
Tangram de forma aleatória, criando figuras.
2º aula. Interpretando as peças do Tangram.
Quais as formas geométricas encontradas no Tangram?
Criação e observação
de desenhos a partir das peças do Tangram.
Organização de figuras através das peças do Tangram.
Conhecendo as peças do Tangram.
3º aula. Construção de um cartaz com a nomenclatura de cada
peça do Tangram.
Montagem novamente o quadrado com as peças do Tangram.
Caça Tangram.
Localização das peças
do Tangram entre outras figuras geométricas.
Criando figuras com as peças do Tangram.
Encontre e
pinte as peças do Tangram entre as figuras geométricas.
4º aula. Sala de informática.
Construção figuras geométricas a partir das peças do
Tangram.
Sala de
Informática. Brincando e aprendendoCriando figuras a partir das peças do Tangram.
5º aula. Leitura. História – Caixinha Mágica (Roseana
Murray).
CAIXINHA MÁGICA
Fabrico uma caixa mágica
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol,
o amarelo que sobra
do girassol,
um suspiro de beija-flor,
invisíveis lágrimas de amor.
Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol,
o amarelo que sobra
do girassol,
um suspiro de beija-flor,
invisíveis lágrimas de amor.
Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.
O que é que você quer
esconder na minha caixa?
Após a leitura criação de algo que gostariam de esconder na
Caixinha Mágica.
6º aula. Elaboração do livro do Tangram.
O livro deve conter.
- A Lenda do Tangram.
- Desenho aleatório com as peças do Tangram.
- Poema da Roseana Murray.
- Caça tangram.
- Figuras sobre o que gostariam de esconder na caixa
- Nossos momentos.
O que você quer guardar na Caixinha Mágica?
Fonte de Pesquisa : issuu.com/heribertohulse/docs
Professora – Rosane
Bastos.
Excelente sugestão! Gostei muito das possibilidades!!! Parabéns Professora Maria Ivani!!!
ResponderExcluiramei .. parabéns!
ResponderExcluir