Espadas Pedagógicas
Espadas Pedagógicas é um Projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Artes (Professora Elaine), Educação Física (Professor Manoel), Leitura (Professor Reginaldo) e Língua Portuguesa (Professora Carla) que adotou como princípio o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento, em que o processo de aquisição do saber é tão importante quanto o próprio saber.
Nesse contexto, a parceria e a troca de ideias entre as Professoras e Professores foi fundamental e, assim, juntos e juntas atuaram como facilitadores(as) da autonomia dos/das estudantes, promovendo a estes(as) um contato mais orgânico e contínuo com as disciplinas, respeitando seus saberes prévios, seu acervo cultural, suas necessidades particulares e o seu direito no acesso aos conteúdos programáticos previstos no currículo da Cidade de São Paulo.
As/os estudantes construíram a sua Espada Pedagógica não apenas no plano da imaginação, da história e da escrita, mas também no plano físico com a sua materialização, que proporcionou à/ao discente fazer seus movimentos corpóreos e lúdicos com a espada.
Visita do Mestre João e do Professor Pedro Palmares à EMEF Duque de Caxias
Aula de Artes
Professora Elaine construiu com os estudantes as suas Espadas Pedagógicas, dando forma física às espadas construídas inicialmente no plano da escrita.
Cores e seus significados, símbolos, miçangas, pedras coloridas (também advindas de pertences compartilhados pelo Professor Manoel), papelões, réguas, cola quente e muito esforço com a tesoura foi um pouco do MUITO compartilhado nas aulas de Artes
Aula de Educação Física
Professor Manoel trabalhou com os estudantes as artes marciais do Kung Fu, Tai Chi Chuan e do Muay Thai. Com essas artes marciais também trabalhou sequências de movimentos com espadas, sendo estas feitas com boia espaguete de natação, proporcionando assim não só os movimentos, mas também segurança aos estudantes. Tais movimentos com a espada exercitavam não apenas o físico, estimulando a consciência corporal dos/das estudantes, mas também a concentração e a tranquilidade, características necessárias para a execução da série proposta.
Momentos da aula disponível no link que se segue: ESPADA PEDAGÓGICAS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Aula de Leitura
Dando sequência ao Projeto Espadas Pedagógicas, Professor Reginaldo propôs a leitura de livros, ou parte deles, que retratavam a importância da espada nas histórias e mitologias, buscando com que os/as estudantes relatassem a sua visão pessoal sobre o tema abordado.
Aula de Língua Portuguesa
Integrando o Projeto Espadas Pedagógicas, Professora Carla orientou os/as estudantes a fazerem a história da sua própria espada. Os/as estudantes escolheram cores, símbolos, miçangas, desenhos, pedras que os representassem, desenhos, dentre outros itens, tendo que explicar em um texto escrito (e, posteriormente, falado na apresentação) o porquê da escolha de cada um dos itens escolhidos e a relação destes com a sua personalidade.
O estudo sobre “o que é um símbolo e seus exemplos” foram aulas necessárias, assim como aulas em parceria com Artes, onde os estudantes tiveram acesso ao significado das cores, segundo à Psicologia das cores.
Exemplo da primeira versão do trabalho escrito de Maria Eduarda:
Apresentação
Espadas Pedagógicas é um Projeto Interdisciplinar que foi desenvolvido com todos os 6s anos e o 7º ano C da EMEF Duque de Caxias. No dia 02 de dezembro de 2021, único dia disponível dentro de nosso Calendário apertado, o 7º ano C apresentou as suas Espadas para todos os 6s anos e os Professores e Professoras que lá estavam.
As apresentações oral e performática dos/das estudantes foram encantadoras e encheram-nos de orgulho. Começaram tímidos, mas, de repente, mostraram-se seguros e preparados, tanto com o microfone como com as Espadas em mãos, mostrando-nos todo o conhecimento que despertaram durante a realização de suas Espadas Pedagógicas.
Construir o seu próprio brinquedo contribui com a desmonetização da infância e do brincar e, segundo Saburo Sochi, “desperta na criança o sentimento de autoconfiança e realização”; além do mais, todo o processo de criação proporcionará ao estudante a noção de valor dos objetos que o cercam, reconhecendo que tudo pode ser transformado com um pouco de esforço e imaginação.
Professora Carla (Língua Portuguesa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!