terça-feira, 21 de dezembro de 2021

ESPADAS PEDAGÓGICAS | Artes (Professora Elaine), Educação Física (Professor Manoel), Leitura (Professor Reginaldo) e Língua Portuguesa (Professora Carla)

Espadas Pedagógicas

    Espadas Pedagógicas é um Projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Artes (Professora Elaine), Educação Física (Professor Manoel), Leitura (Professor Reginaldo) e Língua Portuguesa (Professora Carla) que adotou como princípio o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento, em que o processo de aquisição do saber é tão importante quanto o próprio saber.

    Nesse contexto, a parceria e a troca de ideias entre as Professoras e Professores foi fundamental e, assim, juntos e juntas atuaram como facilitadores(as) da autonomia dos/das estudantes, promovendo a estes(as) um contato mais orgânico e contínuo com as disciplinas, respeitando seus saberes prévios, seu acervo cultural, suas necessidades particulares e o seu direito no acesso aos conteúdos programáticos previstos no currículo da Cidade de São Paulo.

    As/os estudantes construíram a sua Espada Pedagógica não apenas no plano da imaginação, da história e da escrita, mas também no plano físico com a sua materialização, que proporcionou à/ao discente fazer seus movimentos corpóreos e lúdicos com a espada.


Visita do Mestre João e do Professor Pedro Palmares à EMEF Duque de Caxias




    Visando inspirar os/as estudantes no seu processo criativo da construção e movimentação com a espada, assim como ilustrar com a presença de um Mestre das Artes Marciais, convidamos o Mestre João, expert em Kung Fu, assessorado pelo Professor Pedro Palmares (EMEF Edgard Cavalheiro – DRE PE) à EMEF Duque de Caxias.



    A visita foi muito bacana e a dupla fez sua apresentação no pátio da escola para os 6s e os 7s anos, incluindo uma apresentação performática com uma katana. Mestre João falou sobre a espada, os estilos de luta, que muitas vezes são baseados em animais (o estilo do macaco, o estilo do louva deus, entre outros) e enfatizou que um dos grandes aprendizados para um/uma lutador(a) das artes marciais é “não lutar”, pois a arte marcial instrui a vencer a nossa sombra interna e, junto com a espada, mostram-nos o “caminho do guerreiro ou da guerreira”, de modo que em seu percurso, auxiliam-nos na nossa transformação em pessoas melhores, fortalecidas, equilibradas.














    Mestre João também cedeu uma entrevista para o grupo do Reforço que, juntos, fizeram-lhe uma sequência de perguntas programadas.




    Mestre João e Professor Pedro Palmares, sejam sempre bem-vindos e muito obrigada por sua troca conosco!!!



Aula de Artes

    Professora Elaine construiu com os estudantes as suas Espadas Pedagógicas, dando forma física às espadas construídas inicialmente no plano da escrita.

    Cores e seus significados, símbolos, miçangas, pedras coloridas (também advindas de pertences compartilhados pelo Professor Manoel), papelões, réguas, cola quente e muito esforço com a tesoura foi um pouco do MUITO compartilhado nas aulas de Artes













Aula de Educação Física

    Professor Manoel trabalhou com os estudantes as artes marciais do Kung Fu, Tai Chi Chuan e do Muay Thai. Com essas artes marciais também trabalhou sequências de movimentos com espadas, sendo estas feitas com boia espaguete de natação, proporcionando assim não só os movimentos, mas também segurança aos estudantes. Tais movimentos com a espada exercitavam não apenas o físico, estimulando a consciência corporal dos/das estudantes, mas também a concentração e a tranquilidade, características necessárias para a execução da série proposta.

Momentos da aula disponível no link que se segue: ESPADA PEDAGÓGICAS - EDUCAÇÃO FÍSICA


Aula de Leitura

    Dando sequência ao Projeto Espadas Pedagógicas, Professor Reginaldo propôs a leitura de livros, ou parte deles, que retratavam a importância da espada nas histórias e mitologias, buscando com que os/as estudantes relatassem a sua visão pessoal sobre o tema abordado.






Aula de Língua Portuguesa

    Integrando o Projeto Espadas Pedagógicas, Professora Carla orientou os/as estudantes a fazerem a história da sua própria espada. Os/as estudantes escolheram cores, símbolos, miçangas, desenhos, pedras que os representassem, desenhos, dentre outros itens, tendo que explicar em um texto escrito (e, posteriormente, falado na apresentação) o porquê da escolha de cada um dos itens escolhidos e a relação destes com a sua personalidade.

    O estudo sobre “o que é um símbolo e seus exemplos” foram aulas necessárias, assim como aulas em parceria com Artes, onde os estudantes tiveram acesso ao significado das cores, segundo à Psicologia das cores.

    Exemplo da primeira versão do trabalho escrito de Maria Eduarda:



Apresentação

    Espadas Pedagógicas é um Projeto Interdisciplinar que foi desenvolvido com todos os 6s anos e o 7º ano C da EMEF Duque de Caxias. No dia 02 de dezembro de 2021, único dia disponível dentro de nosso Calendário apertado, o 7º ano C apresentou as suas Espadas para todos os 6s anos e os Professores e Professoras que lá estavam.

    As apresentações oral e performática dos/das estudantes foram encantadoras e encheram-nos de orgulho. Começaram tímidos, mas, de repente, mostraram-se seguros e preparados, tanto com o microfone como com as Espadas em mãos, mostrando-nos todo o conhecimento que despertaram durante a realização de suas Espadas Pedagógicas.























Performance das estudantes do 7C executando a sequência de movimentos ensinadas pelo Professor Manoel:


    Nossos sinceros agradecimentos à toda equipe da EMEF Duque de Caxias, à Professora Denize (Matemática) pela super ajuda em cortar as espadas, ao Professor Vinícius (História) pelo mega apoio e registro, às Professoras e Professores que direta ou indiretamente somaram com este Projeto, à Gestão da escola por facilitar o trabalho, ao Mestre João e ao Professor Pedro Palmares por somarem com sua apresentação e, principalmente, A TODAS E TODOS OS NOSSOS/NOSSAS QUERIDOS E QUERIDAS ESTUDANTES que deram vida e forma às Espadas Pedagógicas.
























    Construir o seu próprio brinquedo contribui com a desmonetização da infância e do brincar e, segundo Saburo Sochi, “desperta na criança o sentimento de autoconfiança e realização”; além do mais, todo o processo de criação proporcionará ao estudante a noção de valor dos objetos que o cercam, reconhecendo que tudo pode ser transformado com um pouco de esforço e imaginação.

Professora Carla (Língua Portuguesa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!