domingo, 5 de novembro de 2017

Emef Duque de Caxias vence prêmio sobre práticas pedagógicas

Projeto “A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, vence mais um concurso de práticas pedagógicas. O anúncio foi feito no VII Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, promovido pela Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura. A iniciatica desenvolvida pelo Professor de Geografia Paulo Roberto Magalhães se destacou entre as quase cem experiências inscritas na Ação de Reconhecimento de 2017. O projeto acontece desde 2016 na EMEF, que fica localizada no bairro Glicério, e tem como fundamento a utilização dos espaços públicos urbanos como ambiente educativo, favorecendo a transformação da escola e da comunidade. “A implantação do projeto fez com que os alunos conhecessem a importância de preservar o espaço público e reconhecer através dele o seu papel na sociedade, contribuindo para que ele seja o ator principal dessa transformação. A cada esquina, muito aprendizado, muitas perguntas e questionamentos dos alunos sobre a cidade. O que é cuidar da cidade? A cidade também cuida? Quem cuida de quem? Aos poucos todos compreenderam como eles, assim como os vizinhos da escola, têm direitos e deveres com o espaço urbano. Enfim, o Projeto tem a finalidade de apontar como é possível transformar a educação a partir e através dos muros da escola”, enfatiza o professor. A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole – projeto já obteve o reconhecimento público em diversos concursos de práticas educativas. Recebeu o segundo lugar no Prêmio Professor Emérito, da Secretaria Municipal de Educação; vencedor do Prêmio Territórios Educativos 2016, do Instituto Tomie Ohtake; finalista no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Civita, entre outros Foto de Tiago Xavier dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!