quinta-feira, 4 de julho de 2019

Quem disse que hábito de escrever cartinhas está fora de moda!?


Com tanta tecnologia (e, muitas vezes, o mau uso desta!), acabamos por perder o hábito de enviar as famigeradas cartinhas aos nossos amigos e entes queridos, o que é uma pena!
Muitos colegas da EMEF Duque de Caxias puderam acompanhar a entrada da internet na rotina das pessoas e o (quase que) abandono do hábito de se escrever cartas, que teve seu local “roubado” por e-mails, whatsapps, facebooks, telegrams e outras facilidades (por vezes alienantes) do mundo digital.
Cartas que os estudantes enviaram aos professores.
Durante as aulas de Língua Portuguesa do 6ºD e dos 7ºs anos da EMEF Duque de Caxias, lemos a “Carta de Beatriz Souza para as mulheres e jovens negras”, carta esta que foi postada no site Geledés. Esta carta é muito interessante, pois além de propiciar interpretação e discussão de seus temas polêmicos, também foi a porta de entrada para que os alunos desenvolvessem outra atividade em sala de aula: escrever Cartas!
Vários são os benefícios dessa arte de escrever, mesmo que hoje em dia seja raro que alguém pegue um papel e uma caneta para se comunicar com outra pessoa.
Professora Evelyn com as cartas recebidas.
Cartas Criam Memórias Duradouras, e estudos revelam (e eu sou uma prova disso) que escrever a mão tem se provado mais eficiente para estudantes, aumentando mais a atividade cerebral do que a digitação. Desse modo, o relato da escrita se torna fixo por mais tempo na nossa memória, permitindo que os dois, remetente e destinatário, possam relembrar dessa memória no futuro.
Elas também mostram o Quanto Você se Importa, ou não é super bacana se ver reconhecido pelo outro por meio de uma cartinha?
As cartinhas também Despertam a Criatividade, pois vemos ali escritas fantásticas com o uso da 1ª pessoa, flash backs, projeções de metas e sonhos para o futuro, além dos desenhos e outras artes que podem aderir à escrita.
A carta também exige uma Atenção Exclusiva, pedindo para você se desplugar do celular, da internet e focar a sua atenção nela; desse modo, o momento pode ser breve, mas você estará inteiramente concentrado no ato da escrita ou da leitura, permitindo-se focar nas emoções daquele momento. (E, cá entre nós, atenção e foco são pontos bem em falta nos dias de hoje, não!?)
Já sabemos que as cartinhas foram escritas pelos alunos do 6ºD e dos 7ªs anos, mas quem foram os destinatários?
Os destinatários foram os Funcionários da EMEF Duque de Caxias!
Professor Brás: feliz com as cartas que recebeu.
Emoção, lágrimas e risadas correram soltas durante momentos do 2º bimestre da Duque, e foi um “barato” poder presenciar, como “a Pomba Correio”, o reconhecimento dado pelas alunas e alunos às Responsáveis pela Limpeza da Escola, às Cozinheiras, às Professoras e Professores, ao pessoal da Gestão e Coordenação, aos Inspetores e até mesmo entre os próprios alunos que ficaram desejosos de um Correio Elegante. (Mas isso pode ficar para uma próxima!)
O álbum de fotos desse projeto está em construção, mas já podemos ver um pouquinho da sua concretização que foi bastante prazerosa e bem aceita, acalorando o nosso coração em pleno inverno na nossa EMEF Duque de Caxias.
Um abraço fraterno.
Professora Carla (Língua Portuguesa)


Professora Regina
Professora Janaína
Professor Manoel

Um comentário:

Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!