terça-feira, 8 de outubro de 2019

SEMANA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DRE IPIRANGA DIPED CEFAI
DE 23 A 27 DE SETEMBRO 2019

UNIDADE: EMEF DUQUE DE CAXIAS

RESPONSÁVEIS: Mariana R. Vigliar (PAEE), coordenadora pedagógica, professores e professoras regente

Registro das atividades/ações/fotos
                                                                                        

          Durante a semana que antecedeu a semana da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, foram disponibilizados os materiais enviados pelo CEFAI no email dos professores e professoras da EMEF para debate, possibilitando discussão orientada pela PAEE no grupo I da JEIF.
          Ao longo da semana da Educação Especial, diversas atividades foram desenvolvidas com propostas direcionadas à inclusão das pessoas com deficiência, na tentativa de dar maior visibilidade à questão e ampliar as discussões. Concomitante a esse evento, a EMEF desenvolvia com afinco projetos sobre o “Setembro Amarelo”, já que essa também é uma questão emergente na escola, permitindo a busca de pontos comuns sobre os temas. Essa simultaneidade dificultou a organização já planejada anteriormente. Acredito ser necessário planejar com mais tempo essa semana, para que possa haver maior engajamento, não apenas com atividades pontuais, mas na escola como um todo.

          Seguem abaixo as atividades desenvolvidas com uma sucinta descrição e as turmas participantes.

     Exibição de curtas em JEIF (Profª Mariana, Fabiane e Helio)

          Foram exibidos dois curtas em JEIF, tendo como ponto principal a discussão e reflexão sobre a invisibilidade de algumas crianças com deficiência na escola e sobre o caminho que devemos e podemos percorrer para que a inclusão aconteça de fato em todos os espaços e tempos da escola. Concomitante foi proposta a reflexão acerca das diferenças de aprendizado e comportamento de cada criança inserida no espaço escolar e do respeito a essas diferenças, sempre salientando a igualdade de direitos.  
 

Curtas: “Ex-Et- Jury´s Prize at Annecy” e “Ian – A moving story”





   
       Leitura de texto em JEIF (coord Fabiane e Helio)

          Os coordenadores pedagógicos selecionaram o texto “Flexibilizações vs. Adaptações curriculares: como incluir alunos com deficiência intelectual” para leitura e discussão em JEIF. Após leitura coletiva e discussões, foram feitas as propostas de planejamento de atividades adaptadas e de socialização de práticas desenvolvidas em sala de aula em que ocorrem essas adaptações.

       
    Exibição do curta “Por que Heloisa?” (1º ao 4º ano - Profª Mariana)
 
          O curta “Por que Heloísa?” foi passado para todas as turmas do 1º ao 4º ano.
          A atividade foi iniciada com a apresentação da Profª Mariana (PAEE) contando um pouco sobre seu trabalho em SRM e explicando um pouco sobre as deficiências. Após a exibição do curta as crianças foram convidadas a refletir sobre as dificuldades de Heloísa e de sua família acerca das barreiras arquitetônicas, de aprendizagem e de convívio social. A atividade foi finalizada com questionamentos das crianças e com a proposta de reconhecimento e aceitação das diferenças entre todas as pessoas, salientando a importância também do reconhecimento da igualdade de direitos.


      
         Exibição de vídeo e atividade com venda (5º ao 9º ano - Profº Reginaldo)

          Reginaldo, professor da sala de leitura exibiu o vídeo “Indo na casa da vovó”, que mostra um pouco do dia a dia de Miguel, uma criança com deficiência visual. Foi feita uma roda de conversa visando abordar o tema deficiência e inclusão. Após a roda de conversa as turmas foram convidadas a participarem da atividade, alguns como pessoas com deficiência visual (utilizando uma venda) e outros como guias, dando as coordenadas para um percurso definido.
          Para concluir a atividade o professor solicitou relato das experiências vivenciadas durante a atividade.


 

Educação física adaptada (Profª Evelyn e Manoel)

          A professora Evelyn, com o auxílio do professor Manoel, ambos professores de Educação Física, fizeram propostas em suas aulas de esportes adaptados. Nas turmas fotografadas a professora trabalhou com vôlei sentado. Na sala de Vitor, aluno com distrofia muscular de Duchenne, a atividade foi feita utilizando cadeiras para que todos ficassem com a mesma altura, nas outras os alunos e alunas ficaram sentados no chão com a instrução de não movimentarem as pernas, somente os braços.
          Ao final das atividades a professora falou sobre a inclusão e pediu que relatassem as dificuldades e experiências vivenciadas.





 Pintura com boca e pés (3ºB - Profª Adelia e Sara)

          A atividade teve início com a exibição de um vídeo sobre pintura com os pés e as mãos na sala de informática com a professora Sara. Para o segundo momento, a professora Adelia havia deixado a sala de aula preparada para receber as crianças e iniciar a atividade.
          As crianças se revezaram entre pintura com os pés e com a boca, para que todas experenciassem ambas as propostas. Para concluir as crianças relataram a diversão da atividade, mas se mostraram bastante sensibilizadas com o vídeo e com as discussões.



Confecção de amarelinha sensorial (4ºC – Profª Thais)
 
          A professora conversou com as crianças sobre atividades sensoriais e propôs a confecção coletiva de uma amarelinha sensorial. Após a confecção e uso da amarelinha pelas crianças da sala, a mesma foi doada para a SRM.






















       Corpo humano (5ºC - Profª Regina)

          A professora propôs uma discussão sobre aceitação das diferenças (físicas e sensoriais) a partir do estudo do corpo humano.




     Oficina de Libras (5ºD - Profª Aline)

          A professora Aline propôs uma oficina de Libras apresentando o alfabeto e utilizando-o para estabelecer comunicação entre as crianças.




    O que é ser diferente? (6º,7º e 8º  - Prof Karine – Artes)
                                                                                        
          A professora Karine (Artes) estava desenvolvendo atividades sobre o Setembro Amarelo com suas turmas, aproveitando a proposta da semana da Educação Especial ela propôs a ampliação da discussão para a reflexão sobre “o que é ser diferente?”.

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentário serão publicados após serem revisados, por isso cuide da linguagem, para mantermos o bom nível do Blog!